Vocação e Espiritualidade 1 (TP01 | 2 créditos)

Estudo da vocação ministerial e dos sinais de seu chamado. Examina a teologia bíblico-reformada da vocação. Concentra-se em temas como a natureza da vocação e as qualidades espirituais, morais e funcionais necessárias para o exercício dos ofícios eclesiásticos.

 

Vocação e Espiritualidade 2 (TP02 | 2 créditos)

Pré-requisito: Vocação e Espiritualidade 1. Estudo das qualidades, preparo do ministro e seus relacionamentos. Examina a teologia e prática bíblico-reformadas de espiritualidade. Aborda temas como a importância, natureza, meios e evidências da espiritualidade cristã.

 

Poimênica 1 (TP03 | 2 créditos)

Estudo da prática pastoral: Aconselhamento e clínica pastoral. Examina a teologia bíblico-reformada do ofício pastoral. Inclui estudos sobre a natureza, dificuldades e funções privadas e públicas dos ministros do Evangelho. Enfatiza a preparação e prática para o ensino, pregação, governo, aconselhamento, exercício da disciplina e ministração dos sacramentos.

 

Poimênica 2 (TP04 | 2 créditos)

Pré-requisito: Poimênica 1. Estudo da prática pastoral: Aconselhamento e clínica pastoral. Examina a teologia e práticas bíblico-reformadas de aconselhamento. Inclui aplicações às diversas classes de problemas relacionados ao desenvolvimento familiar, profissão, relações humanas, pecados e tribulações em geral.

 

Liderança (TP05 | 2 créditos)

Estuda o modelo bíblico-reformado de liderança eclesiástica. Inclui instruções práticas relacionadas às qualidades, motivações, treinamento e exercício da liderança eclesiástica.

 

Gestão Eclesiástica (TP06 | 2 créditos)

Princípios da gestão administrativa da igreja local. Examina os princípios bíblico-reformados de administração eclesiástica. Inclui instruções sobre planejamento, organização, controle e atividades conciliares da Igreja e o seu relacionamento com a Constituição, estatutos e regimentos eclesiásticos e leis do país.

 

Teologia de Missões 1 (TP07 | 2 créditos)

Teologia das missões no AT, a partir da Soteriologia Reformada. Estuda o modelo bíblico-reformado de missões. Inclui investigações sobre as pressuposições, natureza, princípios e métodos de comunicação do evangelho em outras culturas.

 

Teologia de Missões 2 (TP08 | 2 créditos)

Pré-requisito: Teologia de Missões 1. Teologia das missões no NT, a partir da Soteriologia Reformada. Aplica o modelo bíblico-reformado de missões estudado em Teologia de Missões 1. Inclui instruções e atividades práticas, com vistas ao exercício da atividade missionária em regiões remotas do país ou no estrangeiro.

 

Evangelização (TP09 | 2 créditos)

Estudo dos meios pessoais ou coletivos para proclamar a redenção. Examina o modelo bíblico-reformado de evangelismo. Aborda questões relacionadas à terminologia, pressuposições teológicas, princípios bíblicos, motivações, conteúdo, métodos e propósitos. Inclui instruções e atividades práticas.

 

Educação Cristã (TP10 | 4 créditos)

Estudo dos meios e do processo de treinamento de líderes e membros. Examina o modelo bíblico-reformado e prática de educação cristã. Explora os meios, recursos, processos e métodos pedagógicos para o treinamento e avaliação de líderes, professores e membros da comunidade.

 

Prática de Ensino (TP11 | 2 créditos)

Pré-requisito: Educação Cristã. Prática da exposição da Bíblia através de aula. Aplica o modelo bíblico-reformado de educação cristã. Inclui instruções e atividades práticas de ensino no contexto eclesiástico.

 

Constituição e Ordem 1 (TP12 | 2 créditos)

Investiga o modelo bíblico-reformado de governo eclesiástico. Aborda temas como formas de governo, concepção de igreja, poder, membresia, ofícios e concílios eclesiásticos presbiterianos.

 

Constituição e Ordem 2 (TP13 | 2 créditos)

Pré-requisito: Constituição e Ordem 1. Estudo dos documentos constantes no Manual Presbiteriano. Concentra-se na Constituição e no Código de Disciplina da Igreja, e nos Modelos de Estatutos e de Regimentos Internos para os Concílios. Inclui instruções e atividades práticas.

 

Homilética (TP14 | 2 créditos)

Natureza, objetivo e autoridade bíblica da pregação: aplicação da retórica. Estuda o modelo bíblico-reformado de pregação. Abrange temas como teologia, conteúdo, propósitos e prática da pregação. Inclui discussões acerca do método, estilo e forma do sermão.

 

Prática de Pregação 1 (TP15 | 2 créditos)

Pré-requisito: Homilética. Prática da exposição da Bíblia através de sermões. Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação, através de exercícios práticos. Inclui a preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em passagens dos Evangelhos.

 

Prática de Pregação 2 (TP16 | 2 créditos)

Pré-requisito: Prática de Pregação 1. Prática da exposição da Bíblia através de sermões. Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação, através de exercícios práticos. Inclui preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em passagens históricas do AT e do NT.

 

Prática de Pregação 3 (TP17 | 2 créditos)

Pré-requisito: Prática de Pregação 2. Prática da exposição da Bíblia através de sermões. Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação, através de exercícios práticos. Inclui preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em textos poéticos.

 

Prática de Pregação 4 (TP18 | 2 créditos)

Pré-requisito: Prática de Pregação 3. Prática da exposição da Bíblia através de sermões. Aplica o modelo bíblico-reformado de pregação, através de exercícios práticos. Inclui preparação, pregação e avaliação exegética e homilética de mensagens expositivas em passagens das epístolas do NT.

 

Plantação e Revitalização de Igrejas (TP19 | 4 créditos)

Pré-requisito: Teologia de Missões 1. Teoria e prática de plantação e revitalização de igrejas. Investiga o modelo bíblico-reformado de estabelecimento e fortalecimento de congregações locais. Inclui exame crítico de teorias correntes, assim como instruções e atividades práticas.

 

Estágio 1 (TP20 | 4 créditos)

Instrui os alunos a preparar relatórios. Inclui atividade prática ministerial supervisionada, com apresentação de relatório.

 

Estágio 2 (TP21 | 4 créditos)

Pré-requisito: Estágio 1. Atividade prática supervisionada. Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.

 

Estágio 3 (TP22 | 4 créditos)

Pré-requisito: Estágio 2. Atividade prática supervisionada. Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.

 

Estágio 4 (TP23 | 4 créditos)

Pré-requisito: Estágio 3. Atividade prática supervisionada. Consiste em atividade prática ministerial supervisionada. Inclui apresentação e avaliação de relatório.

Buscar no site

Agenda 2017

06 Out 2017;
07:00PM - 10:00PM
Avaliação Nacional dos Seminários da IPB

Topo