CG – Lógica (CG58 | 2 créditos)

Investiga a natureza da idéia, do juízo e do raciocínio, sob a ótica bíblico-reformada. Aborda temas como objeto, conceito, divisão, princípios fundamentais, lógica do silogismo, lógica de predicados de primeira ordem e lógica sentencial.

 

CG – Planejamento Estratégico (CG61 | 2 créditos)

As etapas na realização e prática de um Planejamento Estratégico. Estuda os planos para operacionalizar as diretrizes e estratégias para que instituições alcancem seus objetivos, sob a ótica bíblico-reformada. Aborda temas como visão, missão, princípios e valores, análise de ambientes internos e externos, recursos, estratégias, métodos, processos e objetivos. Inclui atividade prática.

 

CG – Psicologia da Religião (CG62 | 2 créditos)

Investiga os aspectos psicológicos do fenômeno religioso, sob a ótica bíblico-reformada. Inclui temas como correntes teóricas, experiências religiosas, misticismo religioso e a relação entre desenvolvimento psicológico e desenvolvimento espiritual. Envolve análise crítica, engajamento e reflexão teológica.

 

TE – Cultura Semítica e Helênica (TE51 | 2 créditos)

Estuda a cultura semítica e helênica, em sua relação com a Bíblia, sob a ótica reformada. Concentra-se nas civilizações e tradições culturais do Antigo Oriente Próximo dos primórdios até o tempo de Alexandre, o Grande, com ênfase nas interseções com a história bíblica.

 

TE – Manuscritologia (TE52 | 2 créditos)

Estuda os manuscritos e o texto do AT e/ou do NT. Aborda temas como escrita, tipos de manuscritos, história do texto manuscrito, história do texto impresso, correntes textuais e avaliação crítica sob a ótica bíblico-reformada. Inclui exercícios práticos.

 

TE – Estudo da Teologia Apocalíptica (TE55 | 2 créditos)

Estuda o gênero literário apocalíptico sob a ótica bíblico-reformada. Aborda temas como definição, características literárias e teológicas e princípios de interpretação. Concentra-se na literatura apocalíptica bíblica.

 

TH – História de Israel (TH5 | 2 créditos)

Estuda a história do povo de Israel durante o AT e o Período Intertestamentário, sob a ótica bíblico-reformada. Concentra-se nos aspectos religiosos, políticos, culturais e econômicos proeminentes nos vários períodos da formação, desenvolvimento e decadência da nação judaica.

 

TH – História dos Avivamentos (TH52 | 2 créditos)

Pré-requisito: História da Igreja 3. Estuda a história dos grandes reavivamentos religiosos desde o AT até os nossos dias, sob a ótica bíblico-reformada. Focaliza as características, doutrinas, líderes mais significativos, controvérsias, resultados e lições.

 

TP – Denominações e Seitas (TP56 | 2 créditos)

Examina as principais denominações e seitas estabelecidas no Brasil, sob a ótica bíblico-reformada. Concentra-se no estudo do catolicismo, das denominações tradicionais, do movimento de renovação carismática, e de seitas como o Mormonismo e Testemunhas de Jeová. Focaliza a origem, surgimento e desenvolvimento no Brasil, características, influência, doutrinas e líderes principais.

 

TP – Dons e Ministérios (TP57 | 2 créditos)

Estuda o ensino bíblico-reformado acerca dos dons e ministérios cristãos. Examina a doutrina da Igreja e do sacerdócio universal do crente, a natureza e relação entre dons, funções e ofícios eclesiásticos, e discute a atitude, propósitos e desafios envolvidos no uso dos dons na edificação da Igreja e serviço ao próximo.

 

TP – Missões Urbanas (TP59 | 2 créditos)

Pré-requisito: Teologia de Missões 1. Treina os alunos para a obra evangelística em contextos urbanos, sob a ótica bíblico-reformada. Examina o fundamento bíblico-teológico, os princípios missiológicos e culturais, problemas e estratégias para a comunicação do evangelho em aglomerados urbanos. Inclui atividades práticas.

 

TS – Apologética (TS51 | 2 créditos)

Introduz o aluno à teoria e prática da apologética reformada no cumprimento de 1 Pedro 3: 15. São estudadas as questões metodológicas (evidencialismo, pressuposicionalismo, racionalismo) e práticas, assim como o ferramentário para a argumentação e articulação da fé. Tópicos incluem a base bíblica para a apologética, o desenvolvimento de uma cosmovisão bíblica coerente, a questão do significado, o engajamento com a cultura contemporânea e a história da apologética.

 

TS – Neopentecostalismo (TS54 | 2 créditos)

Estuda o movimento pentecostal e neo-pentecostal, sob a ótica bíblico-reformada. Inclui panorama histórico (origem, estabelecimento e desenvolvimento no Brasil), e exame das principais pressuposições, características, doutrinas, práticas e influências.

 

TS – Religião e Sociedade Pós-Moderna (TS55 | 2 créditos)

Estuda o pós-modernismo e suas influências na religião e na sociedade, sob a ótica bíblico-reformada. Examina a história, pressupostos, características e expoentes do pensamento pós-moderno e examina a sua influência sobre religião e a sociedade.

Buscar no site

Agenda 2017

06 Out 2017;
07:00PM - 10:00PM
Avaliação Nacional dos Seminários da IPB

Topo