Uma história abençoada por Deus!

Desde os tempos do surgimento da Capital Federal, a Igreja Presbiteriana do Brasil já reconhecia a importância de se plantar um centro de formação teológica em Brasília.

Nos tempos idos de 1958, a IPB recebeu uma oferta de irmãs americanas, no valor de duzentos e cinqüenta mil dólares para esse fim. Com parte desse dinheiro foi construído o Instituto Presbiteriano Nacional de Educação (IPNE), em área hoje cedida em comodato ao Mackenzie. Com o restante, foram adquiridos imóveis cujos aluguéis deveriam sustentar a instituição. No entanto, o objetivo da oferta, que era estabelecer e sustentar um Seminário em Brasília foi postergado por diversas razões.

No dia 7 de abril de 1982, alguns pastores (Rev.Anderson Rios e Rev. João de Souza) tomaram a iniciativa de fazer uma reunião para tratar do assunto, dando início a uma frente de trabalho em prol de um futuro Seminário. No início de 1987, com a participação também do Rev. Uzi Murback, reuniram-se novamente com candidatos a professores, visando uma provável extensão de Seminário no IPNE. Em seguida, foram a Belo Horizonte se reunir com a CE/SC, mas como não foram bem sucedidos no seu pleito, decidiu-se iniciar naquele mesmo ano de 1987, um curso de treinamento chamado "Centro de Teologia", até que se conseguisse a autorização de funcionamento como extensão.

Somente então, em janeiro de 1999 foi criada uma classe especial em Brasília, pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central, sob empenho do Sínodo de Brasília (SBS). Em julho de 1999, o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil decidiu oficialmente pela criação da Extensão do Seminário Presbiteriano Brasil Central, em Brasília, funcionando, nesse tempo, nas dependências da Igreja Presbiteriana de Brasília, e determinou que o dinheiro dos aluguéis dos imóveis adquiridos com a oferta das irmãs americanas fosse finalmente, repassado à Extensão.

Com o sucesso do empreendimento, a extensão cresceu e necessitou ter a sua própria estrutura física ampliada, possibilitando o melhor desempenho do seu trabalho. Por essa razão, o Sínodo de Brasília encaminhou documento à CE/IPB, solicitando a liberação do uso de um prédio localizado na SGAS 906, lote 08, de propriedade da IPB. O imóvel foi cedido e esforços foram somados para a realização de uma ampla reforma naquele local.

Em 2002, o Seminário Presbiteriano de Brasília formou sua primeira turma de bacharéis em teologia. Em 2004, teve início uma Pós-graduação Lato Sensu, com a oferta de quatro especializações: Aconselhamento, Educação Cristã, Liderança, Ministérios Urbanos.

Hoje, o Seminário Presbiteriano de Brasília ainda está sediado neste Prédio, funcionando com uma estrutura moderna e atendendo a mais de 100 alunos. O Corpo Docente altamente qualificado, com mais de 60% de doutores, mestres e especialistas, atende às exigências da excelência acadêmica e bom preparo espiritual.

Em 2011 formaremos a décima turma de Bacharéis em Teologia, e daremos continuidade ao novo Programa de Pós-Graduação com cursos de extensão, especializações e parceria no Mestrado em Divindade (M.Div. latu sensu) com o CPAJ – Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP).

O Seminário Presbiteriano de Brasília avança em sua abençoada história, semeando a boa Palavra numa perspectiva Reformada, preparando ceifeiros para os campos brancos para ceifa.

 

Galeria dos Diretores do SPBSB (e Extensão SPBC/DF):

1999 – 2005: Rev. Eurípedes Pereira de Brito

2006 – 2008: Rev. Valter Moura

2009 – 2017: Rev. Marcos Alexandre dos Reis Guimarães Faria

Buscar no site

Agenda 2017

06 Out 2017;
07:00PM - 10:00PM
Avaliação Nacional dos Seminários da IPB

Topo