ATENÇÃO: 1. O Curso de Teologia oferecido por esse seminário se trata de curso livre, sem o reconhecimento do MEC, não podendo ser aproveitado para fins de graduação em instituições reconhecidas pelo MEC, ofertado exclusivamente para formação de pastores da IPB e de outras igrejas.
2. As aulas presenciais no Seminário Presbiteriano de Brasília foram temporariamente substituídas por atividades letivas remotas em razão da pandemia que assola nosso planeta. Entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo Whatsapp se precisar de qualquer informação.
DESAFIOS E PROPOSITURAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NA ATUALIDADE
Resumo
O processo formativo-profissional tem sofrido consideráveis transformações ao longo das últimas décadas, independentemente dos ambientes que os desenvolvem, sejam em escolas, academias, institutos e seminários teológicos. Não só em decorrência dos avanços científicos-tecnológicos, mas, primordialmente, por causa de demandas formativas de um novo perfil de aluno: o nativo digital. Essa palestra propõe uma discussão inicial sobre alguns desafios pedagógicos da educação teológica atual pela reflexão da tríade: ensinar-aprender-avaliar compatível a este ambiente formativo, apresentando exemplos de metodologias ativas na busca de práticas pedagógicas inovadoras.
Palavras-chaves: Educação teológica; Pedagogia Ativa; Metodologias Ativas.
Objetivos da Palestra:
Curriculum
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Martha Falcão (FMF) em Manaus/ AM. Possui graduação em Pedagogia/ licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2006.1 até 2010.1, ministrando as disciplinas: Fundamentos da Psicologia Educacional; Prática de Ensino de Psicologia; Fundamentos Psicossociais da Aprendizagem. Foi assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza - UNIFOR/ CE em 2013, no setor do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, Currículos e Avaliação em Larga Escala. Atualmente é professora da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e Assessora Didático-pedagógica. Ministra os seguintes componentes curriculares: investigação e produção do conhecimento científico; Ética e Filosofia. Coordena o Programa de Atualização e Desenvolvimento Docente do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília. As pesquisas que vem desenvolvendo, concentram-se na área de Formação e Profissionalização Docente, a partir da Teoria das Representações Sociais. É autora do livro: Tessituras Psicossociais, pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autora e co-autora de capítulos de livros lançados pela Champagnat (PUC/RS) em parceria com a Fundação Carlos Chagas - SP.
Sem eventos |