ATENÇÃO1. O Curso de Teologia oferecido por esse seminário se trata de curso livre, sem o reconhecimento do MEC, não podendo ser aproveitado para fins de graduação em instituições reconhecidas pelo MEC, ofertado exclusivamente para formação de pastores da IPB e de outras igrejas.

2. As aulas presenciais no Seminário Presbiteriano de Brasília foram temporariamente substituídas por atividades letivas remotas em razão da pandemia que assola nosso planeta. Entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo Whatsapp se precisar de qualquer informação.

Calendário de eventos

Encontro Pedagógico 1.2018
Sexta-feira, 16 fevereiro 2018,  7:00 -  9:30
Visualizações : 799
por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contacto Beth ou Lorely - 3244 2122

DESAFIOS E PROPOSITURAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NA ATUALIDADE

Resumo

O processo formativo-profissional tem sofrido consideráveis transformações ao longo das últimas décadas, independentemente dos ambientes que os desenvolvem, sejam em escolas, academias, institutos e seminários teológicos. Não só em decorrência dos avanços científicos-tecnológicos, mas, primordialmente, por causa de demandas formativas de um novo perfil de aluno: o nativo digital. Essa palestra propõe uma discussão inicial sobre alguns desafios pedagógicos da educação teológica atual pela reflexão da tríade: ensinar-aprender-avaliar compatível a este ambiente formativo, apresentando exemplos de metodologias ativas na busca de práticas pedagógicas inovadoras.

Palavras-chaves: Educação teológica; Pedagogia Ativa; Metodologias Ativas.

 

Objetivos da Palestra:

  • Conceituar educação teológica;
  • Caracterizar os desafios e demandas da atualidade para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do ensino teológico eficaz;
  • Refletir sobre o perfil do aluno – nativo digital – e sua relação com o professor no contexto do ensinar-aprender-avaliar.
  • Exemplificar metodologias ativas que podem gerar motivação e aprendizagens significativas.

 

Curriculum

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Martha Falcão (FMF) em Manaus/ AM. Possui graduação em Pedagogia/ licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2006.1 até 2010.1, ministrando as disciplinas: Fundamentos da Psicologia Educacional; Prática de Ensino de Psicologia; Fundamentos Psicossociais da Aprendizagem. Foi assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza - UNIFOR/ CE em 2013, no setor do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, Currículos e Avaliação em Larga Escala. Atualmente é professora da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e Assessora Didático-pedagógica. Ministra os seguintes componentes curriculares: investigação e produção do conhecimento científico; Ética e Filosofia. Coordena o Programa de Atualização e Desenvolvimento Docente do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília. As pesquisas que vem desenvolvendo, concentram-se na área de Formação e Profissionalização Docente, a partir da Teoria das Representações Sociais. É autora do livro: Tessituras Psicossociais, pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autora e co-autora de capítulos de livros lançados pela Champagnat (PUC/RS) em parceria com a Fundação Carlos Chagas - SP.

http://lattes.cnpq.br/1844155582775839

Local Seminário Presbiteriano de Brasília
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SGAS 906 s/n - módulo 7/8 - CEP 70.390-060 - Brasília, DF, Brasil

Buscar no site

Calendário

Sem eventos

Topo